Uberlândia / MG - domingo, 19 de maio de 2019

Catarata

Quais os sintomas mais comuns?

  • Visão desfocada sem dor geralmente pior à noite
  • Troca freqüente de lentes corretivas
  • Ofuscamento e halos em volta da luz
  • As cores parecem menos vivas
  • Sensibilidade à luz e a impressão constante de que a iluminação não está boa

Qual a causa de catarata?

A catarata é uma forma degenerativa de doença ocular na qual a lente se torna gradativamente opaca, e a visão, desfocada. A catarata pode ocorrer como resultado de outras doenças, mas a maioria dos casos é causada pela idade. Na verdade, acredita-se que todas as pessoas teriam catarata se vivessem tempo suficiente. Hoje em dia, a catarata é a principal causa de cegueira entre adultos.

 

Algumas causas não tão comuns incluem:

Hereditariedade; Problemas congênitos em associação com a doença; Doenças crônicas, como diabetes; Uso excessivo de remédios à base de esteróides; Ferimento nos olhos.

 

A catarata pode ser prevenida?

Embora não haja uma forma de prevenir a catarata, existem muitas coisas que você pode fazer para interromper ou retardar o progresso da doença. Por exemplo, moléculas instáveis, conhecidas como radicais livres, podem danificar algumas células do olho e resultar em problemas como a catarata. Estudos têm mostrado que vitaminas antioxidantes e minerais podem ajudar a combater os radicais livres. Consulte seu médico ou oftalmologista para saber se suplementos vitamínicos são adequados para você. Além disso, proteger os seus olhos contra luz solar forte pode retardar a formação de catarata relacionada à idade.

 

Como se pode corrigir a catarata?

Não há medicamentos, colírios, exercícios ou óculos que curem a catarata. No entanto, ela pode ser tratada com êxito através de cirurgia.

 

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata deve ser levada em consideração sempre que a catarata causar perda de visão a ponto de interferir nas atividades diárias. A cirurgia envolve a remoção da lente afetada e a substituição dela por uma lente plástica chamada lente intra-ocular. Seu cirurgião poderá optar por utilizar uma das lentes intra-oculares produzidas pela Bausch & Lomb.

 

Como funciona a cirurgia de catarata?

Normalmente, essa operação é feita em nível ambulatorial, sob anestesia local. Assim, você pode ir para casa no mesmo dia. Ainda que a catarata possa se desenvolver simultaneamente nos dois olhos, o seu cirurgião irá operar apenas um olho, dando o tempo necessário para a cicatrização antes de operar o outro.

 

A cirurgia irá corrigir sua visão?

Quando o único problema do olho é a catarata, ou seja, quando o olho é saudável, a cirurgia melhora a visão em 90% dos casos. As cataratas poderão até se formar novamente, mas isso levará anos, senão décadas.